Vazamento de Chorume no Aterro Sanitário de Brasília.


Fotos SLU - Divulgação

Nos últimos dias 28 e 29 de janeiro de 2019, foram detectados no ASB, Aterro Sanitário de Brasília, dois vazamentos de Chorume, vazamentos estes que chegaram até o córrego Melchior que banha as cidades de Samambaia e Ceilândia.

Mas o que é Chorume? Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável. Porém não é somente o cheiro do chorume que é desagradável, os males que essa substância causa a natureza não são nada bons.

Esta substância pode contaminar os lençóis freáticos e ao contaminar um lençol freático, esse pode chegar a uma nascente e contaminar as águas de um rio. Além disso o forte odor do chorume pode acarretar no aparecimento de moscas e em consequência disso, trazer doenças aos seres humanos.

Os aterros sanitários foram uma solução encontrada para amenizar os problemas dos lixões á céu aberto em Brasília e em todo o Brasil. E apesar do impacto ambiental ser menor, ainda assim é necessário tomar um cuidado redobrado, pois os lenções freáticos alimentam a maioria das nascentes dos rios brasileiros. Em nota a administração do ASB informou que assim que tomou ciência do vazamento eles interoperam as atividades e estão trabalhando para sanar o problema.

44 visualizações

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"