A maioria dos estados brasileiros já aderiram o uso obrigatório de máscara em locais públicos, na prevenção do contágio por Covid-19. No dia 11 de maio, a fiscalização passou a operar no Distrito Federal, e quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado em valor a partir de R$ 2 mil.
Conforme informações da Agência Brasil: O decreto do governador Ibaneis Rocha estabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscara em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço, desde o dia 30 do mês passado. A exigência é por tempo indeterminado.
Há também sanções penais previstas no artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa, como detenção de um mês a um ano, além de multa. A condenação é aumentada em um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Para quem não tem condições de adquirir máscaras, o governo do Distrito Federal previu no decreto a garantia desse material de proteção em locais que serão informados à população.
Acompanhe no vídeo abaixo, o que moradores do Distrito Federal falaram à repórter Sandra Araújo sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e sobre a aplicação de multa aos infratores.
Fonte: Agência Brasil
Reportagem e vídeo: Repórter Sandra Araújo
Revisão e Edição: Jornalista Jaqueline Baltokoski de Meneses MTB008815/PR
コメント