DESCASO PARA COM O LIXO NO GDF PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS



Jomateleno dos Santos Teixeira, diretor presidente do Consórcio INER de Resíduos sólidos, afirma que o descaso para com o tratamento do lixo em Brasília poderá estar com seus dias contados.


Há muitos anos a situação está fora de controle e “fontes ocultas” congregam da tese de quanto pior melhor. Só para se ter uma noção, o Governo do GDF gastou para fazer seu suposto “aterro sanitário” o equivalente à compra de todas as usinas de tratamento de lixo.


Falando assim dá a impressão de que os governos anteriores foram irresponsáveis, porém o novo governo antes mesmo de ser eleito tomou conhecimento da solução que o sistema INER de resíduos sólidos está apresentando e se comprometeu a colocar em execução imediatamente após eleito, no entanto as “fontes ocultas” que manipulam o lixo não lhe permitiram dar seguimento às suas promessas.


Dentre as cadeias de corrupção o lixo ocupa no Brasil o topo, visto que no lixo você tem dinheiro do cidadão, dinheiro municipal, estadual, federal, da saúde e as famigeradas emendas parlamentares, que tanto estão atormentando o executivo federal nos últimos dias.


É claro que politicamente não é bom negócio solucionar o problema do lixo, principalmente se levar em conta que a solução apresentada pelo Grupo INER não faz uso de verbas governamentais e ainda reduz consideravelmente os custos para o erário público, sendo o valor tabelado em todo território nacional em R$ 85,00 reais a tonelada, incluindo-se neste valor os resíduos sólidos hospitalares e a incineração de animais de pequeno porte.


Mas a solução que não depende de interesse do governo está prestes a chegar, já que existem 3 grupos nacionais e 2 grupos internacionais negociando a compra de dois complexos de usinas com capacidade para transformar em dinheiro 100% do lixo do GDF.


O lixo é um dos mais rentáveis negócios do mundo, principalmente porque qualquer indústria precisa comprar matéria prima e ainda recebe dinheiro quando de sua entrega e depois vende estas matérias primas, transformando os rejeitos finais em adubo líquido ou sólido e ainda o que sobra em vários tipos de combustíveis ou energia elétrica.


Qual o negócio no planeta em que o retorno do investimento, se pago à vista, ocorreria em menos de 3 anos? Como a venda não é a vista e poderá ser financiada para início de pagamento em até dois anos depois de funcionando, o capital investido poderá retorna em meses.


Confira a viabilidade econômica dos 2 complexos de usinas do GDF no link a seguir.

https://www.grupoiner.com.br/df

179 visualizações1 comentário

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"